O governo pré-lapso era mentiroso. O Governo que os portugueses escolheram para nos subsumir "temporariamente" os subsídios de férias e natal, após aturados esforços e conselhos da "esquerda portuguesa", pode ter um ministro da educação que foi uma vergonha na reunião dos ministros da educação da CPLP e criou a maior trapalhada diplomática sobre o acordo ortográfico, depois do brilhante secretário de estado da cultura sem secretaria de estado ter embaraçado o Estado português, ao nomear o ridículo Vasco Graça Moura para o bunker da idiotia de resistência ao Acordo Ortográfico, o CCB, mas isto não é nada.
O acordo ortográfico retira umas letrinhas à forma como se escrevem 0,5% do léxico português, mas o Governo resolveu entrar noutra frente da língua portuguesa: o significado das palavras! Até esta semana lapso significa de acordo com o dicionário da Priberam:
lapso
(latim lapsus, -a, -um, particípio passado de labor, labi, deslizar, escorregar, resvalar, cair)
1. Ato de escorregar; escorregadela.
2. Queda momentânea da memória. = ESQUECIMENTO
3. Descuido proveniente de esquecimento.
4. Engano involuntário.
5. Decurso de tempo. = PERÍODO
6. [Pouco usado] [Pouco usado] Caído em culpa; incurso em erro ou pecado. = CULPADO
Mas o Governo entende que isto é muito complicado, muito fruto do eduquês. Nesta conformidade o Ministério das Finanças que assumiu poderes sobre o QREN, entendeu que é seu dever assumir o papel da Academia das Ciências de Lisboa e passou a dirigir a composição do novo Dicionário da Língua Portuguesa. Uma medida estrutural que não estava incluída no 1.º memorando da tróica mas que está em linha com a determinação do Governo Coelho em ir mais além.
Assim o Ministério das Finanças não perdeu tempo e decidiu começar pela letra L.´A partir desta semana a palavra lapso passa a significar como substantivo masculino (s.m.):
(latim: eliminado)
s.m.
único: mentira descarada e sem vergonha.
Adj.
significado sem alteração: Caído em culpa; incurso em erro (grosseiro) ou pecado. = CULPADO.
Sem comentários:
Enviar um comentário